Origem e história da raça
Os primeiros indicadores foram utilizados no século 17 não para indicar o local dos pássaros, mas para apontar lebre e posteriormente os galgos os substituíram. Quando a caça de pássaros se tornou popular no século 18, o Pointer encontrou o seu lugar como um localizador de pássaros. O cão ideal precisaria encontrar o alvo e indicar sua localização e permanecer imóvel até o caçador fazer o disparo, uma tarefa que era um pouco lenta, com as velhas armas da época. O Pointer desde sua origem possui em sua composição genética algumas das raças mais talentosas que existe: galgos, cães de caça, bem como um velho tipo de spaniel.
Diferentes países desenvolveram diferentes raças de Pointers. O Pointer espanhol grande e pesado foi cruzado com o Pointer Inglês para aumentar a capacidade de apontar, mas à custa da agilidade. Com o advento das armas de automáticas, no século 19, as características de trabalho mais lento do ponteiro espanhol se fizeram indesejáveis de modo que os cruzamentos foram descontinuados. No século 19, os cruzamentos com Setters foram feitas, talvez para melhorar a disposição e fazer os cães mais propícios à apontar e menos propenso a tentar pegar a caça. Pointers tornaram-se popular para caça recreativa em grandes propriedades.
Idealmente, dois Pointers são usados para que o caçador consiga localizar o pássaro precisamente por referência cruzada dos pontos dos cães. Quando as mostras de cães estavam no auge, no final do século 19, os Pointers ficaram com uma posição de destaque entre as raças apresentadas. Pointers permanecem muito populares como cães de campo e para ajudar caçadores na caça recreativa, mas eles não são tão populares como animais de estimação em relação a muitas outras raças esportivas.
Temperamento do Pointer
Como cuidar de um Pointer

Saúde do Pointer
Principais preocupações: entrópio
Preocupações menores: CHD
Ocasionalmente visto: catarata, surdez
Testes sugeridos: quadril, olhos
Esperança de vida: 12-15 anos
Nota: propenso a lesões de cauda de ponta
Nenhum comentário:
Postar um comentário