Alguns animais precisam ter suas unhas cortadas quando estiverem muito compridas. Isso é mais necessário em animais que caminham em pisos lisos , pois o cimento e outros pisos ásperos lixam naturalmente as unhas.
É importante saber que existem cachorros com as unhas transparentes e outros com as unhas pretas. Quando ela é transparente, você pode perceber exatamente onde passa um vaso sanguíneo e não cortar próximo dele, pois senão sangra. Quando a unha é pretinha, isso se complica. Até tosadores profissionais, às vezes, erram e provocam um pouco de sangramento.
Para estes casos, eles têm um produto especial para estancar o sangramento. Por isso, deixe o corte de unhas, quando necessário, para veterinários e tosadores, mesmo porque é preciso um alicate especial para este procedimento.
Um detalhe que você deve acompanhar com especial atenção nos cães é a unha do quinto dedo das patinhas da frente e, quando houver, nas patas de trás. Aliás, para quem não reparou, o cachorro tem cinco dedos em cada pata dianteira e normalmente só quatro nas traseiras.
Alguns cães, por exemplo, rottweilers, têm cinco ou até seis dedos na pata traseira. Quando percebido ao nascer, estes dedinhos extras na pata de trás devem ser amputados. Sim, amputados, mas não é estética, é que estes dedos não se encostam ao chão, aí a unha cresce, cresce e às vezes entra na própria carne.
Nenhum comentário:
Postar um comentário