Os dentes de cães e gatos são tão merecedores de atenção que hoje existem diversos veterinários especializados em odontologia. Muitos são os tratamentos para restauração de dentes e para a saúde da gengiva de cães. O mais comum e rotineiro é a limpeza do tártaro, uma placa marrom formada por bactérias e resíduos de alimentos que fica aderida ao dente, provocando além do mau hálito, retração da gengiva, dores, amolecimento e a perda do dente. Por isso é que animais com quantidade significativa de tártaro precisam passar por um procedimento rotineiro de limpeza dos dentes.
Dá para prevenir o tártaro?
Sim. A melhor prevenção é evitar alimentos úmidos e pastosos, como pão e massas, que deixam resíduos nos dentes. A ração também pode formar tártaro, mas em quantidade bem menor. O outro item da prevenção de tártaro é a escovação, pois os resíduos inicialmente são moles e só vão se petrificando com o tempo, ou seja, se você escovar os dentes do seu cão diariamente, a escova retirará toda sujeira e não haverá problemas futuros.
Biscoitos e ossinhos removem o tártaro?
Não. O tártaro já formado e endurecido só sai com remoção cirúrgica. Biscoitos e ossinhos podem ajudar a diminuir a formação das placas, devido ao atrito com os dentes, mas use-os como auxílio, e não como tratamento. Para fazer uma boa limpeza nos dentes do seu bicho, ele será sedado ou anestesiado. Tem de ser assim para a segurança do veterinário e dele também, pois são usados instrumentos pontiagudos e ultrassom dental. Após a limpeza, há a necessidade de um polimento para o dente ficar lisinho e não acumular sujeira rapidamente. A escovação frequente após a limpeza é importante para evitar o retorno do tártaro.
Escovação.
Antes da escovação, certifique-se de que seu cão tem um temperamento que permite este procedimento. Filhotes acostumados a isso desde pequenos aceitam melhor a escovação. Em adultos, comece esfregando uma gaze umedecida em poucos dentes, e depois dê um agrado a ele. Aos poucos, à medida que um for confiando no outro, vá caprichando mais, até conseguir dar uma boa escovada. Existem escovas próprias para cachorro, inclusive em forma de dedal que ajuda na hora do procedimento.
Pastas dentais específicas para animais são facilmente encontradas em lojas especializadas, ou você pode usar pasta dental infantil, que não possui flúor e não tem problema caso o pet engula uma pequena quantidade do produto.
Com que frequência devo escovar os dentes dos cães?
O ideal seria escovar todos os dias, mas devemos ser realistas: ninguém, a não ser alguém que tenha um secretário só para cuidar de seus bichos, vai ter tempo ou disposição para escovações diárias. A recomendação então é que a escovação seja feita pelo menos quando o animal for tomar banho, isso desde que ele tome banho regularmente. Você estará fazendo muito mais do que a maioria faz, ou melhor, não faz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário