Canicross é um termo usado para descrever o esporte de corrida cross country, ou trekking com cães. Este esporte consiste em praticar corrida em terreno irregular onde o homem e seu melhor amigo,o cão, estão em total harmonia em busca não só de vitórias, mas de muita diversão. Este esporte pode ser praticado com um ou dois cães, sempre atrelados por uma guia ao condutor. O condutor normalmente usa um cinto,Waist Belt, que se conecta a corda elástica e ao Running Harness, uma espécie de colete de tração no cão. A corda elástica reduz o choque tanto no condutor, como também no cão quando ele traciona.
O canicross é um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade, desde que em condições físicas para tal. Obviamente, antes de sair correndo com o cão, é altamente recomendado que, condutor e cão, sejam submetidos a exames médicos para saber se tudo está bem. A prática do canicross é muitíssimo prazerosa tanto para profissionais competidores, como para "atletas de final de semana". Para competições, não existe um limite máximo de idade para condutores, mas sim um mínimo de 7 anos, e em distâncias curtas. Já para os cães, a idade inicial é de 1 ano, e a máxima deverá ser avaliada pelo condutor consciente e seu veterinário. O canicross, diferente de outros esportes com cães, não requer pedigree. São permitidos cães de todas as raças incluindo cães sem raça definida. Infelizmente no Brasil ainda não temos conhecimento de praticantes de Canicross, mas um dos objetivos desta matéria e difundir o esporte e propor a criação de grupos. O esporte é novo no mundo todo, com cerca de 10 anos de vida, e está na hora de nós, brasileiros, também praticarmos.
Todos querem estar em com o corpo forma e com ótimo preparo físico, isso é fato. Imagine fazer isso junto com o seu amigão! Uma vida regrada e com exercícios é boa não só pra nós, mas também para os cães. Assim como o exercício previne males e doenças nos humanos, também é muito benéfico aos cães.
Qualquer lugar que seja liberado o acesso a cães, pode ser usado para a prática do Canicross. É recomendável que sejam utilizados terrenos irregulares para a melhor adaptação do esporte com as provas oficiais. Ruas de terra, trilhas e matas, são os locais mais indicados.
Considerando que condutor e cão já estejam liberados por seus respectivos médicos, é necessário verificar, sempre, as seguintes condições:
- O local de treino é asfaltado? Caso sim, perceba que a temperatura deverá estar bem amena, e a distância não deve ser longa. Embora você não sinta, pois estará usando tênis, seu cão estará desprotegido, e o asfalto quente pode queimar as almofadas das patas.
- Geralmente você não se empanturra de comida e sai pra correr, sai? Pois então, o cão é igual. Não dê comida para o cão antes de sair para a prática do Canicross, e assim que terminar não alimente-o enquanto estiver muito ofegante. Lembre-se de levar água fresca para você e o animal. - Seu cão, provavelmente, nunca correu 5 ou 10 km de uma vez. Então comece aos poucos, aumente gradativamente as distâncias e o ritmo de treino.
Se você já costuma correr com seu cão atrelado a uma guia, você já está fazendo canicross. Nenhum equipamento especial é obrigatório, mas para o seu conforto e de seu cão, alguns equipamentos são recomendados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário