Essa raça foi nomeada em homenagem à Ilha Terra Nova (Newfoundland), localizada ao noroeste do Oceano Atlântico e uma das duas regiões que compõem a província canadense da Terra Nova e Labrador.
Esses cachorros podem ser facilmente reconhecidos pelo seu tamanho impressionante e perfil robusto. Mas, apesar da aparência imponente, também estão entre os mais calmos, pacientes, tolerantes e fáceis de adestrar do mundo canino.
Como várias outras raças de cães mais antigas, não se sabe ao certo a origem do Terra Nova. A teoria mais provável é que ele seja resultado do cruzamento dos cães indígenas do Canadá com grande cão urso preto introduzido pelos exploradores vikings por volta do ano 1100.
Outras teses também são frequentemente citadas, como a que sustenta que a raça se formou como resultado de cruzamentos entre o Labrador etriever e cães de trenó escandinavos, levados à ilha por pescadores noruegueses. Acredita-se também que a raça contenha alguma influência do Cão D’água Português, que viajava nos barcos dos pescadores de bacalhau portugueses.
Conheça mais sobre o Terra Nova
- Tamanho e peso: porte grande, podendo chegar a 71 cm. Os machos chegam a pesar até 68 kg, enquanto as fêmeas geralmente não passam de 54 kg.
- Pelagem: resistente à água com subpelo e pele oleosa. A pelagem exterior é de comprimento médio e liso. O subpelo é denso e fofo e mais profuso no Inverno do que no verão. O pelo na cabeça, no queixo e nas orelhas é curto e fino. As patas são adornadas com uma pelugem.
- Coloração: mais comum é o preto, mas o padrão também aceita castanho e preto com manchas brancas. As manchas geralmente se localizam no peito, nas patas, no focinho ou na parte superior da cauda.
- Cabeça: larga e maciça, levemente quadrada, semelhante à dos Mastins.
- Orelhas: relativamente pequenas localizadas bem atrás, coladas à cabeça e cobertas de pelos curtos.
- Olhos: pequenos, profundos e bem afastados, geralmente castanhos escuros.
- Cauda: larga e peluda, pois quando o cão nada ela funciona quase como um “remo” auxiliando no movimento dentro da água.
- Temperamento: meigo e calmo.
- Expectativa de vida: 8 a 10 anos.
- Preço: entre $ 4.000,00 a $ 4.500,00.
Principais características sobre a raça Terra Nova
Eles adoram água e nadam muito bem!
Esse é um fato que qualquer pessoa que já teve ou tem um Terra Nova pode afirmar com certeza, alguns donos chegam até a ter problemas com isso, pois, ao ver um local com uma grande quantidade de água, como uma piscina ou lago, alguns cachorros podem sair correndo desembestados, arrastando o humano junto para dentro da água.
Não é à toa, pois esses cães são totalmente equipados para a natação. Além da pelagem densa que protege do frio, eles também contam uma cauda larga e forte na raiz, que funciona como um “leme”, além das pernas muito fortes, com patas volumosas e pequenas membranas entre os dedos, semelhante a outros cães nadadores, como o Labrador e o Poodle.
Tudo isso, combinado ao tamanho e à força única da raça, faz deles os melhores cães para serviços aquáticos. No passado, eles eram treinados por pescadores para ajudar a puxar pesadas redes carregadas de peixes do mar. Eles também são especialistas na busca e salvamento e vítimas de afogamento.
Veja no vídeo abaixo, esses cachorros inaugurando uma piscina, mostrando o que sabem fazer de melhor: nadar!
São muito tranquilos com crianças e fáceis de adestrar
Assim como o Dogue Alemão, o Terra Nova pertence àquela categoria de cachorros“grandes e bobos”. Quer dizer, cães que, apesar do enorme tamanho e porte avantajado, são extremamente dóceis e tranquilos.
Alegres e empreendedores, selecionados não só pela resistência e pela coragem, mas também pela habilidade, calma imperturbável e grande fidelidade: um Terra Nova fará de tudo para agradar o dono e pode ser adestrado com relativa facilidade. Eles convivem bem com outros cachorros e são ótimos com crianças.
O Terra nova precisa de fazer exercícios, mas não precisa de muito para ficar bem
Comparados com outros cachorros de porte grande, o Terra Nova tem um nível de energia moderado e podem ser criados em casas pequenas, desde que tenham um quintal ou jardim com acesso fácil para que ele possa esticar as patas. Pequenas caminhadas e passeios diários são suficientes para manter o cachorro satisfeito e em forma.
Cuidados com a higiene são fundamentais!
A pelagem densa do Terra Nova exige pelo menos duas sessões de escovação por semana, além disso, o subpelo passa por um processo de muda duas vezes por ano, durante a primavera e outono, o que implica uma e, se for o caso, um aspirador de pó para os sofás e tapetes da casa.
O Terra Nova não é um cão que consegue se manter limpo ou seco durante muito tempo. Sempre que tiver acesso à água, o Terra Nova não hesita em dar um mergulho, por isso tenha um a toalha à mão, quando o passear perto de rios, mares ou lagos. Por causa dos largos “beiços” ou “papadas” semelhantes a do Mastins e São Bernardo, o Terra Nova costuma babar-se após beber água, largando pingados por onde passa.
A raça tem alguns problemas de saúde e adaptação a locais de clima quente
O Terra Nova é um cachorro de clima frio, então é essencial ter um local com sombra e bastante água disponíveis durante períodos de calor. Se tiver uma piscina no quintal, melhor ainda: o estresse causado pelo calor pode deixá-los doentes.
Devido ao grande porte, o Terra Nova é especialmente afetado por displasia coxofemoral e do cotovelo e outros problemas articulares. A torção do estômago é também comum já que se trata de um cachorro de grande porte.
Um grave problema hereditário na raça é a estenose pulmonar, uma deficiência que leva ao estreitamento da válvula pulmonar e pode causar a morte do cão enquanto pequeno. O problema pode ser despistado com testes nos progenitores.
Tenha atenção na hora de escolher um filhote dessa raça e procure criadores idôneos e registrados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário