Originário da Escócia, o Cairn Terrier era usado na Idade Média para caça de raposas, lebres e lontras. O nome dessa raça é proveniente das pilhas de pedras (cairn) usadas como esconderijos pelas lontras.
De acordo com especialistas, a raça Cairn Terrier é uma das poucas que mantiveram suas características primárias no decorrer dos anos. Antes do início do século XX, essa raça era conhecida como Short-haired Skye e eram feitos cruzamentos, que resultavam em filhotes brancos, denominados West Highland White Terrier. Na época, essa prática foi suspensa como uma tentativa de banir esse tipo de cruzamento.
A presença em exposições caninas teve início em 1860, com o nome Skye Terrier de Pelo Duro, em homenagem à ilha em que os exemplares mais típicos da raça eram encontrados.
O Cairn Terrier se popularizou no mundo inteiro graças à participação de um exemplar da raça no filme “O Mágico de OZ”. A partir de então, muitas pessoas que assistiam ao filme queriam ter um cachorro igual ao Totó, que era o bicho de estimação da protagonista da história.
Características – Padrões da Raça Cairn Terrier
A pelagem da raça é rebelde e arrepiada, em função da composição do pelo com textura dura e do subpelo macio, denso e curto. Como ele não perde muitos pelos, escovações semanais são o bastante e banhos devem ser raros, para evitar a perda de oleosidade e a textura natural dos pelos. No caso de animais que participam de exposições, há uma forma diferenciada de remoção dos pelos.
São permitidas as seguintes tonalidades: areia, cinza-rajado, vermelho, sal-e-pimenta ou quase preto. Já o tamanho da raça varia entre 28 e31 cme o peso é de, aproximadamente,7 kg. Mesmo sendo uma raça pequena, o Cairn Terrier requer atividades físicas diárias.
Temperamento da raça Cairn Terrier
O Cairn Terrier pode ter aptidões naturais para a caça, mas suas características mais marcantes são a fidelidade, a alegria e a tranquilidade. Por isso, esse cão é um ótimo companheiro para todos os momentos. Além disso, ele é bastante ativo, ágil, afetuoso e valente.
Por ser bem pequeno, muitas pessoas acreditam que ele é ideal para viver em apartamentos, mas o Cairn Terrier precisa de bastante espaço para circular à vontade. Por isso, é melhor que ele more numa casa com um bom espaço disponível, de preferência com um quintal ou jardim.
Leve seu Cairn Terrier para passear diariamente e ajude a estimular os instintos de caça com brincadeiras, que também servem para preservar o caráter jovial dessa raça.
Esses cães não se sentem bem sozinhos, o que pode levar a comportamentos destrutivos caso eles sejam abandonados pelas famílias com quem convivem.
Os contratempos dessa raça estão ligados aos latidos e à obediência. Eles costumam latir com frequência, o que é bom como sinal de alarme em determinadas situações, mas péssimo para quem vive em condomínios e apartamentos. Já a dificuldade para obedecer se deve à sua origem independente, quando tomava decisões por conta própria.
Dicas e cuidados com a raça Cairn Terrier
Além de cuidados comuns a toda raça, como alimentação saudável e consultas regulares com um veterinário, você deve prestar atenção a sinais de atrofia progressiva da retina, alergias a pulgas ou comidas e subluxação da patela.
Com exceção desses fatores, essa raça conta com uma saúde excelente, principalmente por ser muito rústica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário