segunda-feira, 30 de novembro de 2015

RAÇA: CANE CORSO!

Origem e história da raça

cane corsoO Cane Corso descende do canis pugnax, que eram cães utilizados pelos romanos em atividades de guerra. O nome vem de “Cane de Corso”, um termo italiano que definiam os cães utilizados em atividades rurais como caça ao javali, combates etc. No passado, a distribuição desse cão ficou limitada à algumas regiões do sul da Itália como Basilicata, Campânia e Puglia.

O Cane Corso era principalmente usado para capturar bois e porcos e também para caçar javalis. Eles também eram usados para guardar fazendas e o gado e hoje em dia são muito usados ainda como cão de guarda.

Hoje, o Cane Corso é muito raro em seu país de origem. Ele foi quase instinto nos anos 70 mas alguns apaixonados pela raça conseguiram fazer com que isso não acontecesse. No Brasil a raça é muito usada como cão de guarda.

 Temperamento do Cane Corso
cane corso

Essa raça não é recomendada para quem nunca teve cachorros. Ele precisa de um líder muito imponente e de muito treino. Ele é um cachorro desconfiado com estranhos e por isso é muito importante socializar desde filhote. O Cane Corso ideal é aquele que fica indiferente se alguém mexer com ele e ataca apenas quando uma ameaça real acontecer.

Como cuidar de um Cane Corso


São cães grandes e com muita energia, precisam de muito espaço pra se exercitar. Precisam de um quintal grande ou um terreno espaçoso onde possa gastar sua energia. Mesmo assim, é importante levá-lo para longas caminhadas todos os dias, para que ele fique saudável física e psicologicamente. Não é recomendado para apartamentos ou locais muito pequenos.

O Cane Corso não precisa de tosa, seu pelo é curto e de fácil manutenção. Antigamente era feito o corte das orelhas pra mantê-las em pé, porém hoje em dia isso é proibido por lei e o veterinário ou pessoa que fizer isso está cometendo um crime.



Saúde do Cane Corso


Principais Preocupações: displasia de quadril Displasia do cotovelo
Preocupações Menores: problemas de entrópio, ectrópio e hiperplasia vaginal em fêmeas
Exames sugeridos: quadril, cotovelos, olhos (sangue)
Expectativa de vida: 10-12 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário