quinta-feira, 26 de novembro de 2015

RAÇA: AKITA!

Origem e história da raça

 
A raça Akita talvez seja a mais conhecida e venerada entre as raças nativas japonesas. Apesar da semelhança com os cães dos antigos túmulos japoneses, o Akita moderno remonta ao século 17, quando um nobre, com um grande interesse por cães, esteve exilado na Prefeitura de Akita na ilha de Honshu, uma área acidentada com frio intenso durante o inverno. Ele desafiou os proprietários locais para competirem na criação de uma raça de poderosos cães de caça. Esses cães se destacaram na caça de ursos, veados e javalis, mantendo o esporte à distância para o caçador. Esses antepassados do Akita foram chamados de matagi-inu, ou “cão de caça”. Os números e a qualidade da raça variaram nos 300 anos seguintes. No final de 1800, ele passou por um período em que foi usado como cão de luta, e alguns chegaram a ser cruzados com outras raças, na tentativa de melhorar suas habilidades de combate. Em 1927, foi formada a Sociedade Akita-inu Hozankai do Japão para preservar o Akita original, e em 1931 o Akita foi nomeado uma das riquezas naturais do Japão. O Akita mais homenageado de todos os tempos foi Hachiko, que esperava seu dono todas as noites na estação de trem para acompanhá-lo até em casa. Um dia, quando seu dono morreu no trabalho, Hachiko esperou por ele e continuou a voltar e a esperar todos os dias até sua morte, nove anos depois, em 8 de março de 1935. Hoje, uma estátua e uma cerimônia anual prestam homenagem à lealdade de Hachiko. O primeiro Akita chegou a América em 1937, quando Helen Keller trouxe um do Japão. Logo após a Segunda Guerra Mundial, os soldados voltaram para casa com Akitas do Japão. A popularidade da raça cresceu lentamente até receber o reconhecimento AKC em 1972. Desde então, ele tem conquistado admiradores e continua crescendo em popularidade. Hoje o Akita é usado como cão policial e cão de guarda no Japão.
 
 Temperamento do Akita
 
akita inuHonrando sua herança dos cães do tipo Spitz, o Akita é corajoso, independente, obstinado e tenaz. Afetuoso com sua família, ele é inteiramente devotado e protegerá os membros da casa. Embora não seja uma raça para todas as pessoas, o Akita é um excelente companheiro, quando em boas mãos.
 
 

Como cuidar de um Akita

 
O Akita gosta de exercícios físicos e mentais diariamente. Ele precisa de oportunidades para correr em uma área segura ou usando uma coleira em caminhadas mais longas. Com bastante exercício e treinamento, ele pode ser um cachorro doméstico tranquilo e educado. O Akita é mais feliz se puder passar a maior parte do tempo com sua família. Os pelos precisam ser escovados cerca de uma vez por semana para remover pelos mortos, e mais frequentemente durante a perda de pelos. Os Akitas tendem a ser meio bagunceiros quando tomam água!
 
 

Saúde do Akita

 
Principais Preocupações: displasia de quadril, Atrofia Progressiva da Retina
Menores Preocupações: displasia do cotovelo, pênfigo, adenite sebácea, torção gástrica
Vistos Ocasional emente: Atrofia Progressiva da Retina, luxação da patela, síndrome de VKH, entrópio, epilepsia, catarata, polineuropatia, hipoplasia renal cortical
Exames sugeridos: quadril, cotovelos, olhos
Expectativa de Vida: 10-12 anos
Observações: cebolas tem sido apontadas como causadoras de alterações nas células sanguíneas dos Akitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário