terça-feira, 17 de novembro de 2015

GRAVIDEZ PSICOLÓGICA EM CACHORRA!

Essa é uma alteração muito comum em cadelas. Geralmente ocorre dois ou três meses após o cio sem acasalamento devido a uma alteração hormonal. 
Durante a pseudociese ou pseudogestação, a cadela adota um comportamento maternal e começa a fazer ninhos. É comum ela adotar um brinquedo ou outro objeto inanimado e tratá-lo como se fosse um filhote.
Algumas cadelas podem ficar extremamente agressivas, as glândulas mamárias ficam inchadas e podem secretar leite e, em alguns casos, pode ocorrer secreção vaginal. A fêmea apresenta aumento abdominal, anorexia e vômito.
A gestação psicológica dura em média três semanas e geralmente a cura é espontânea, mas pode se estender caso a fêmea fique se lambendo e com isso estimule ainda mais a produção de leite.
Esse é um fator preocupante, pois o leite armazenado nas mamas pode se tornar um excelente meio de cultura para bactérias, provocando a conhecida mastite, (infecção das glândulas mamárias). As mamas ficam duras, inchadas, além de provocar um grande incômodo, pois a dor impede encontrar posição para deitar. Junto com essas alterações ocorre também febre, inapetência e apatia.
O tratamento para essa alteração consiste em resolver os sintomas e as complicações. Antes de iniciar qualquer tratamento, é importante que seja descartada uma gestação verdadeira através de exames como a radiografia ou a ultrassonografia.
Cadelas que costumam ter gestações psicológicas com frequência são predispostas a desenvolverem os tumores de mama e a piometra (infecção uterina grave), por isso, nesses casos a castração é muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário