segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CURIOSIDADE: SEU CACHORRO SENTE SUA FALTA!

seu-cachorro-sente-sua-faltaPrimeiro temos que pensar em relacionamentos. Humanos sentem falta de outros humanos porque existe uma ligação emocional entre as pessoas. Os cães também tem uma ligação emocional com os humanos, só é difícil de identificar COMO os cães amam. 

Foi feito um estudo onde colocaram os cães em uma máquina de ressonância magnética. Foram apresentados para esses cães 5 cheiros: o cheiro dele próprio, o cheiro de um cão conhecido e um cão estranho e o cheiro de uma pessoa conhecida e uma pessoa estranha. O que descobriram é que uma região específica do cérebro responsável por alegria e recompensa foi ativada quando o cachorro sentiu a presença de uma pessoa conhecida, dentre os cinco que lhes foram apresentados. O cão teve uma associação positiva com a pessoa conhecida.

Mas, é difícil dizer se um cachorro sente falta do dono quando ele sai ou se eles apenas sentem falta da companhia de alguém conhecido por eles.

Outro estudo mostrou como os cães reagem a diferentes tipos de familiaridade: o dono, uma pessoa da família que o cão conhece e uma pessoa desconhecida. Descobriram que o cachorro prefere o dono. No teste, o cachorro vai atrás da porta em que o dono foi, não as outras pessoas.

Mas será que os cães sabem por quanto tempo você esteve fora?

Será que os cães tem uma percepção do tempo? Um outro estudo comparou como os cães reagem de acordo com o tempo que são deixados sozinhos. Depois de duas horas deixados sozinhos, os cães vieram cumprimentar o dono com mais intensidade do que quando foram deixados por apenas 30 minutos. Os cães também foram testados serem deixados sós por quatro horas e não fez nenhuma diferença de duas para quatro horas.


Qual bichinho vive melhor? O que tem um jardim ao seu dispor ou o que passa a maior parte do tempo entre quatro paredes? Se a resposta parece óbvia, você verá que espaço de sobra nem sempre é garantia de saúde e bem-estar.
Ah, se o pet pudesse escolher onde morar... Um amplo gramado na certa seria o sonho de consumo de qualquer cão. Já ficar confinado entre quatro paredes... Mas essa questão de espaço é muito relativa. De nada adianta um quintal enorme se o animal vive com aquela cara de cão sem dono, com o focinho encostado no portão, quase implorando por uma voltinha na rua. E morar em apartamento não é necessariamente um triste destino. "O cachorro é como uma criança, não pode ficar sozinho", lembra o veterinário Marcos Eduardo Fernandes, de São Paulo. "Se você deixá-lo de lado, ele pode até adoecer." Não à toa, uma das principais razões de consultas ao especialista são os problemas de pele, muitas vezes desencadeados pela solidão.
Lembre-se: é o animal que tem de se adaptar à vida do dono, e não o contrário. Mas, para o bem do seu companheiro, procure descobrir um jeito de lhe dar mais atenção. É como diz a veterinária Regina Motta, de São Paulo: "Quem decide ter um bicho precisa cuidar dele da melhor maneira possível". More você num casarão ou num minúsculo apartamento.

Confira os sinais de um cão solitário

· Lambe as patas
· Rói as unhas
· Come pêlo
· Deixa de comer

· Dorme a maior parte do tempo e, portanto, muitas vezes ignora a presença do dono.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário