Preserve a Saúde dos Olhos dos seus Animais de Estimação
Apresentamos os seguintes serviços na área de oftalmologia:
Principais doenças que afetam os olhos de cães e gatos
A procura por essa especialidade da medicina veterinária aumentou nos últimos anos. Em parte, porque os animais vivem mais e, em outra, porque seus proprietários estão mais conscientes e querem garantir a melhor qualidade de vida possível para seus pets.
Ir ao veterninário anualmente ajudam a prevenir possíveis doenças
Visite um especialista da área a seu pet
Mas lembre-se de que, assim como nós, o seu bichinho deve ir ao especialista uma vez ao ano para prevenir e diagnosticar precocemente qualquer doença ocular ou sistêmica, principalmente os animais com mais de 6 anos.O veterinário pode querer ou necessitar de uma assistência ou sugestão de um especialista em alguns quadros clínicos. Geralmente os cachorros e gatos fazem uma consulta com um oftalmologista veterinário por indicação do veterinário “clinico geral”. Nesse caso, os profissionais trabalharão em conjunto para tratar seu companheiro.
Caso não seja possível reverter o quadro, a consulta ao especialista será de extrema importância para que o proprietário aprenda a lidar com a doença do pet e amenize o sofrimento dele e da família.
Como cada pet, raça e espécie possui um conjunto de visão diferente, eles também possuem necessidades diferentes. No caso de cães da raça Llhasa Apso, Shih Tzu, Buldogue e Boston Terrier que, por causa do formato do crânio, possuem predisposição a desenvolver proptose do bulbo (o olho sai do interior da órbita).
Como evitar problemas nos olhos do seu animal
Veja como evitar problemas oculares em seu bichinho
A regra de ouro é sempre ter cuidado com os olhos do seu pet. Alguns cuidados são indicados para uma saúde ocular em dia do seu pet:
- use sempre shampoos indicados para a espécie;
- sem vento direto nos olhos. No pet shop, peça que o soprador/secador não seja direcionados para a região dos olhos. No carro, cabeça para fora da janela está proibido. Com o vento em excesso os olhos ficam secos e irritados podendo ser lesionados e perfurados;
- não deixe pelos caindo nos olhos, tenha cuidado com raças de pelo longo, como Schnauzer com suas longas pestanas, Lhasas Apsos e Persas com sua pelagem generosa etc.;
- não medique sem prescrição, não aplique um colírio sem recomendação.
Principais sintomas de doenças oculares em seu animal
Fique atento à saúde dos olhos do seu pet.
Como saber que meu cachorro ou gato podem estar com problema ocular?
Muitas vezes, é difícil para o tutor reconhecer os sinais clínicos que devem ser levados em conta para identificar um problema ocular. Por isso, fizemos uma lista dos comportamentos rotineiros que podem indicar a necessidade de consulta com um especialista:
- olhos fechados ou piscando muito – pode ser que seu bichinho esteja com dor nos olhos;
- alteração na cor, tamanho ou posição dos olhos;
- seu pet começa a andar encostado nas paredes, esbarrar ou bater em objetos novos da casa;
- alteração de comportamento – alguns cães e gatos ficam apáticos ou irritados;
- coceira nos olhos;
- secreção ocular;
- manchas ao redor dos olhos;
- superfície do olho seca;
- inflamação dos olhos;
- vermelhidão;
- fotofobia, seu companheiro procura lugares escuros para se abrigar.
Se seu cão ou gato está com alguns desses sintomas, agende uma consulta com um médico veterinário oftalmologista.
Ainda não escolheu um profissional? AgendaPet possui uma lista com os melhores especialistas da cidade para te indicar. Procure um veterinário, veja seu perfil detalhado, os comentários de outros usuários e agende uma consulta pela própria Internet, a qualquer dia e hora. Assim, fácil e seguro!
Alguns sinais mais graves demandam visita imediata ao oftalmologista veterinário
Seu pet parou de enxergar, pisca muito, está com os olhos brancos, turvos, com sangue ou coçando em excesso
Como saber que meu pet tem uma emergência oftalmológica e precisa ser levado rapidamente a um especialista? Muitos proprietários podem se assustar com alguns sinais ou não darem a devida atenção a outros.
Quando seu pet apresentar alguns dos sintomas listados a seguir, é recomendável que você o leve com urgência ao oftalmologista veterinário.
- perda repentina de visão – pode indicar glaucoma, desprendimento de retina etc.;
- intensa dor ocular – pode indicar luxação de cristalino, dano severo da córnea, glaucoma, corpos estranhos intraoculares etc.;
- hemorragia intraocular – pode indicar trauma, desprendimento de retina, hipertensão arterial etc.;
- dilatação da pupila – pode indicar glaucoma, desprendimento da retina etc.;
- olho turvo ou esbranquiçado – pode indicar uveítis, glaucoma, luxação de cristalino, etc.
Não se esqueça de conferir frequentemente os olhos do seu animal e esteja atento a qualquer mudança.
Principais problemas oculares
Conjuntivite, catarata e glaucoma em animais
Conjuntivite, catarata e glaucoma são os três principais problemas oculares. Olhos vermelhos, ao contrário do que a maioria dos proprietários pensa, geralmente não é sintoma de conjuntivite.
- no estágio inicial da conjuntivite, o tratamento é feito com colírio; estágios avançados envolvem antibióticos;
- catarata, tão conhecida dos proprietários dos Poodle Toy, tem a cirurgia indicada no período inicial;
- glaucoma, quando primário é causado por herança genética, e é comum em cães da raça Cocker Spaniels Americanos, Bassets, Chow-Chows, Shar Peis, Labradores e cães de raças do Círculo Ártico (como Huskies e Elkhounds);
- glaucoma secundário é oriundo de outros problemas oculares. Ambos são doenças para a vida inteira e tem como tratamento pílulas, colírios e cirurgia.
Alterações nos olhos também podem ser causadas por doenças sistêmicas, comodiabetes, toxoplasmose, alterações hormonais e câncer. Por isso, é tão importante a consulta com o oftamologista veterinário.
Dizem que os olhos são espelho da alma. Nesse caso, eles podem até salvar a vida de seu pet. Fique sempre atento a alterações nos olhos dele!
No caso de dúvida ou sinal de alerta, não hesite e consulte um especialista!
Não sabe onde encontrar um médico veterinário oftalmologista?
Nenhum comentário:
Postar um comentário