Origem e história da raça
A origem do Collie é tão misteriosa quanto à origem de seu nome. Uma teoria é que a raça teria a mesma raiz do Border Collie. Sobre a origem do nome, uma teoria é de que veio de uma palavra gaélica que quer dizer “útil”, o que descrevia o valor desses cães nas fazendas e rebanhos para os Celtas, primeiros habitantes das Ilhas Britânicas. Embora a proteção e o pastoreio de ovelhas seja uma das funções caninas mais antigas, só há evidências do Collie a partir de 1800. Tanto o Collie áspero como o Collie liso existiam nessa época, mas são derivados de cruzamentos diferentes. O tipo áspero era menor e com a cabeça mais larga, e normalmente sua cor era preta ou branca e preta. Na medida em que aumentou o interesse dos criadores pela raça, os dois tipos foram ficando maiores e mais refinados. O Collie do tipo áspero foi influenciado por um cachorro chamado “Old Cockie”, nascido em 1867 e considerado o responsável não apenas por estabelecer esse tipo, mas também por ter
Temperamento do Collie
O Collie é gentil e devotado, e amigo bem educado com todas as pessoas. Ele é um cão que herdou a vocação para o trabalho, por isso precisa de exercícios físicos e mentais todos os dias para não ficar frustrado. Ele é sensível, inteligente e gosta de agradar, embora às vezes seja um pouco teimoso. Ele pode mordiscar calcanhares quando está brincando. Alguns podem latir bastante.
Como cuidar de um Collie
Uma boa caminhada ou corrida com coleira e algumas atividades divertidas são necessárias todos os dias. O Collie é tão voltado para a família que ele é muito mais feliz vivendo dentro de casa. O pelo do Collie liso precisa de poucos cuidados. Já o pelo do Collie áspero precisa ser escovado a cada dois dias ou mais, na época da troca de pelos.
Saúde do Collie
Principais Preocupações: CEAPreocupações Menores: distiquíase, dermatite piotraumática
Vistos Ocasionalmente: PDA, surdez, Abiotrofia cerebelar (Áspero)
Exames Sugeridos: olhos, (cardíacos), (audição)
Expectativa de vida: 8-12 anos
Observações: costuma ser sensível a ivermectina. Merles não devem ser cruzados com merles. A geração de Merles homozigotos pode ser fatal ou afetar a saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário