Origem e história da raça
A Alemanha sempre foi um país rico em vida selvagem, e as raças de cães alemães ganharam a reputação de estarem entre as melhores do mundo. O Weimaraner foi produzido no século 19 durante um esforço para criar um cão de caça ideal que servisse para caças de todos os tamanhos, incluindo veados e ursos. O trabalho teve apoio da corte de Weimar, e a raça foi chamada no começo de Pointer Weimar. Alguns dos ancestrais da raça incluem Bloodhound, Schweisshund vermelho e antigas raças pointers. A origem da sua cor cinza característica é desconhecida, mas sempre foi uma marca desde o começo da raça. A evolução da raça foi acompanhada de perto pelo German Weimaraner Club. Os cães só podiam ser vendidos aos membros e era difícil fazer parte do clube. Cães de produções não aprovadas não podiam ser registrados, e alguns espécimes frágeis tiveram de ser destruídos. O Weimaraner só deixou sua terra natal quando um americano conseguiu entrar para o clube e obteve permissão para levar dois cães para a América, em 1929. Os primeiros Weimaraners americanos tiveram um desempenho tão extraordinário em competições de obediência que despertaram interesse. Na medida em que a raça ganhava mais entusiastas, foi descoberto também seu valor como companheiro de caça. O reconhecimento pelo AKC veio em 1943. A beleza da raça e sua versatilidade como cão de caça pessoal, estimação e competição, garantiram seu futuro.
Temperamento do Weimaraner
O Weimaraner é muito corajoso e parece não ter medo de nada. Ele ama correr e caçar e fica frustrado e destrutivo quando é encurralado. Ele pode ser teimoso, e funciona melhor com uma família ativa que goste de atividades ao ar livre e busque um companheiro divertido.
Como cuidar de um Weimaraner
Atividades exaustivas todos os dias são obrigatórias para o Weimaraner. Ele precisa esticar as pernas, correr e explorar em áreas grandes e seguras. Sendo um cachorro social, ele vive melhor se puder dividir seu tempo entre a casa e o quintal. O pelo é fácil de manter, e basta escová-lo de vez em quando para remover pelos mortos.
Saúde do Weimaraner
Principais Preocupações: torção gástrica
Preocupações Menores: disrafismo espinhal, displasia de quadril entrópio, distiquíase, vWD, hemofilia A, osteodistrofia hipertróica
Vistos Ocasionalmente: processo de separação anconeal, eversão da membrana nictitante
Exames sugeridos: quadril, olhos, sangue
Expectativa de Vida: 10-13 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário