História da Raça Puli
A raça Puli é originada da Hungria, e foi trazida pelos nômades, que eram denominados magieros. Os cachorros desta raça eram usados para pastoreio de ovelhas, devido a sua agilidade. Durante a Segunda Guerra Mundial a raça foi reduzida a poucos exemplares, mas com os esforços de criadores e cruzamentos controlados ela conseguiu se recompor para garantir a sobrevivência.
Características Físicas da Raça
O Puli tem porte médio e os machos podem pesar entre 13 kg e 15 kg, enquanto às fêmeas oscilam entre 10 kg e 13 kg. Os cães desta raça chamam a atenção devido ao pelo, que é denso e pode ter vários tipos de cores: preto, branco, preto ferrugento ou tons de pêssego e cinzento.
A camada externa da pelagem é encaracolada e um pouco sedosa, e a interior é mais macia. A cabeça tem o tamanho mediano e os olhos são bem expressivos, e eles podem ter cores com tons de castanho escuro ou tons de cinza.
Temperamento do Puli
O Puli tem uma personalidade forte, sendo muito inteligente e ágil. Ele é bem sensível, apegado ao dono, com o qual mantém uma forte ligação de amizade e companheirismo. Além disso, este cão é muito comunicativo e não passa despercebido em lugar nenhum.
O Puli tem muita energia, disposição e adora brincar, por isso, o dono precisa fazendo sempre atividades diferentes para deixar o cachorro bem alegre e feliz. Quando ele está perto de estranhos, não costuma ter uma postura muito agressiva, mas pode latir se sentir ameaçado.
O Puli é bem apegado a família, sendo um excelente cão de companhia. Eles são fáceis de serem adestrados e são disciplinados.
Dicas e Curiosidades
O Puli consegue viver bem em apartamentos ou casas, mas precisa de passeios diários, porque eles adoram correr e alguns até gostam de nadar, também.
A pelagem precisa de cuidados especiais, por isso, a escovação é fundamental para evitar que os pelos fiquem muito embolados. Os banhos também são simples, mas depois é preciso secar os pelos com secador. Se deixa-los secando naturalmente, pode demorar alguns dias.
A raça é forte e resistente, mas pode apresentar alguns problemas de saúde, como, por exemplo, displasia. É fundamental ter um veterinário de confiança para a realização de exames e acompanhamento da saúde do Puli.
O Puli é um cão adorável, dócil e um verdadeiro amigo, e mesmo tendo uma pelagem abundante e farta, estes cães conseguem enxergar muito bem e são muito usados em provas de agilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário