segunda-feira, 16 de novembro de 2015

MEDO DE TROVÕES E ROJÕES!

Porque eles têm tanto medo???


Não são poucos os cães que tem verdadeiro pavor das tempestades e dos rojões em comemorações como final de ano, final de campeonato, festas juninas, e copa do mundo.... bom se para nós o barulho que os fogos de artificio produzem já são altíssimos, imagime para os cães que tem uma sensibilidade auditiva que é milhões de vezes mais forte que a nossa!
E para piorar ainda mais essa situação, muitas vezes os cães convivem com pessoas que também tem medo de trovões e tempestades, (como meu caso por exemplo), é comum ver estas pessoas se contaíndo à vista de um raio, ou mesmo ao som de um trovão, e com este comporatmento, só confirmamos ao nosso cão que está situação é muito perigosa e que deve ser temida. Alguns cães tem o comportamento de se recolher em suas casinhas ou para dentro de casa com o simples fato de ver o céu ficando escuro.
A solução imediata é saber como lídar com o medo de seu amiguinho: se o seu cão gosta de se esconder debaixo de alguma coisa como: cama ou mesa, deixe-o lá! Ele escolheu como abrigo, um lugar onde ele se sente protegido, quanto mais vc tentá-lo tirar de lá mais vai aumentar o medo e o pânico dele. Deixe que ele se acalme sozinho, e quanto perceber que o perigo e o medo passou então ele saíra de lá.
Mas se o seu cão com o medo começa a correr desesperadamente, cuidado pois ele poderá atravessar a rua correrdo sem perceber para qual direção está indo, muitos cães já ficaram perdidos ou acabaram sendo atropelados, devido ao medo que sentem.
Não faça carinho tentando acalma-lo, esta atitude estaria recompensando tal comportamento de seu animal, fazendo com que ele acredite que é isso que vc espera que ele faça, mas na verdade não é isso que vc quer. Simplismente fique ao lado dele, sem papricá-lo e se ele começar a se agitar diga um NÃO bem firme. Lembre-se você é o líder, portanto é você que sabe quando uma situação é perigosa ou não. E se você se mantiver calmo, ele vai confiar em você e ficará calmo também.
Porém a solução é fazer um trabalho com seu cão para que ele perca o medo desses barulhos muito altos, então é preciso fazer um treinamento que é realizado com cães de caça que não têm medo do barulho dos tiros.
Eis o treinamento:
Deixe seu cão em jejum por 24 horas, no mínimo, e assim que você colocar a comida a disposição dele, peça a alguém que solte um rojão à mais ou menos uns 100 metros de distância. A idéia é que seu cão fique tão interessado no alimento que não de atenção ao barulho, mas se mesmo assim seu cão ainda ficar assustado aumente o jejum dele. Faça esse treinamento um dia sim outro dia não, e sempre aumentando devagar o número de rojões a serem soltos, mas importante não aumente o número de rojões antes de trabalhar no mínimo umas 4 vezes com a mesma quantidade, para que aos poucos ele vá se acostumando com tal barulho.
Quando você perceber que seu cão não liga mais para o barulho dos rojões ou das tempestades, vá espaçando os dias de treinamento. E comece a soltar os rojões sem que ele esteja comendo. Se ele não reagir ao barulho, faça muita festa e lhe dê petiscos. Desta forma, ficará obvio para ele que é este o comportamento que você quer, que ele tenha. Mas se ele ainda agir de forma temerosa, é melhor começar todo o treino novamente.
Mas você deve lembrar que até agora seu cão associou o barulho com perigo, portanto não será de uma hora para outra que ele não terá mais medo, isso leva algum tempo você deve treiná-lo com muita paciência, pois este treinamento só terá efeito com muita perseverança, carinho e pacência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário